sábado, 29 de janeiro de 2011

Sarau na CAJU

A zona leste de São Paulo está em constante movimento e o crescimento das atividades culturais está acontecendo em um processo acelerado. Hoje (29/01/2011) tivemos um Sarau na Pastoral da Juventude de Ermelino Matarazzo (CAJU), no evento compareceram diversos artistas da periferia e todos armados. Em cada mochila, na mão ou debaixo do braço carregavam suas armas, na frente do público disparavam palavras carregadas de protesto.
A literatura marginal invadiu a cidade sem ninguém perceber, o evento que foi realizado por uma entidade religiosa estava recheado de Sergio Vaz, Ferréz, Rodrigo Ciriaco e a idéia de que a periferia não se interessa por literatura cai por terra, pois além de ler estamos escrevendo.
Na abertura do Sarau chegou o coletivo Arte Maloqueira, que através do rap e da literatura se apresentaram sob um céu estrelado, ainda rolou poesia com Vander Che, Tenda Literária, Rodrigo Ciriaco (que voltou diretamente da Alemanha para a quebrada e autografou seu livro para mim hoje), Marginaliaria e também fiz minha participação. Além disso, houve apresentação de quatro crews e muita música.
Apesar de algumas falhas técnicas o evento serviu para demonstrar que a produção cultural na zona leste está cada vez mais articulada, desta articulação nasceu uma rede de coletivos chamada Cultura da ZL da qual o Periferia Invisível faz parte. Esta rede esta desenvolvendo diversos projetos que logo menos serão divulgados e compartilhados. Através de Blogs, sites e outros veículos é possivel tentar acompanhar esta oferta de produção cultural, se liga e se mova.

Livros de 2011

# 1 - Ferréz - Cronista de um tempo ruim
# 2 - Alessandro Buzo (Curadoria) - Pelas periferias do Brasil Vol. IV
# 3 - Jessica Balbino - Traficando Conhecimento
# 4 - Alessandro Buzo - Favela Toma Conta
# 5 - Alessandro Buzo (Curadoria) - Pelas periferias do Brasil Vol. III
# 6 - Alessandro Buzo - Suburbano Convicto, o cotidiano do Itaim Paulista
# 7 - Alessandro Buzo - Guerreira
# 8 - Akins Kinte & Elizandra Souza - Punga



Um comentário:

  1. Falou tudo mano, apesar dos contratempos que aconteceram isso também nos mostra que viver em coletivo é encarar conflitos, ainda mais quando nós os causamos.

    Pensei muito mano e agora estou em silêncio, em pleno silêncio, porém em movimento, sem parar.

    xXx

    ResponderExcluir