terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Movimentando

Hoje foi um dia diferente, passei em dois lugares que gosto de frequentar. Gosto porque além de ter amizades em ambos, meus pensamentos voam.
Primeiro fui até o espaço dos Satyros, na praça Roosevelt, aonde acontecia o ensaio da peça "Justine". Apesar de ja ter assistido a essa peça e de me recordar de algumas falas até, algumas idéias dela vieram em minha cabeça enquanto eu estava no Espaço Suburbano Convicto, no Bixiga, aonde aconteceu o Sarau Suburbano.
Mesmo sendo muito próximos, cada um dos espaços tem a sua identidade visível seja pela linguagem, pelo público ou até mesmo pelas pessoas que comandam os espaços. Entretanto, apesar dessas diferenças as questões tratadas hoje tanto no Sarau quanto no ensaio da peça, mostram a proximidade da produção cultural. O que difere é a estética, o formato, a linguagem e diversos outros fatores, mas o tema principal em ambos os casos é visível.
Os Satyros em sua imensa pesquisa sobre Artaud brinca com idéias como "Qual a possibilidade de em um julgamento sobre furto, aonde os acusados são um rico e um pobre de o rico ter cometido o crime?" e durante o enredo da peça mostra como é a sociedade.
Na livraria, diversos poetas fazem a arte imitar a realidade, tornando a poesia ácida, reivindicando voz através da arte, de uma forma mais direta, gritante, exigente até, durante o sarau estes mostram como é a sociedade. Os problemas estão ai, são diversos grupos demonstrando para quem quiser ver quais são eles e como dito por um dos poetas durante o sarau "Cabe a quem mudar?" o mesmo respondeu apontando para cada indivíduo "Você, você, você, você..."

Fecho minha noite, com o pensamento em um trecho de uma música dos Satyros da peça "120 dias de Sodoma" aonde eles dizem:
"Assim o Soberano subjuga o súdito!"

Um comentário:

  1. Muita coisa acontecendo, e algumas pessoas não estão entendendo... Mas o que importa é o que queremos com o que fazemos: MUDANÇA.

    Abracios mano, boas reflexões.

    xXx

    ResponderExcluir