terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Por quê ler Pelas Periferia do Brasil?

Em 2011 prometi que iria encontrar tempo maior para ler, mesmo sabendo que o ritmo de leitura exigido na faculdade vai ser enorme, por isso estou aproveitando minhas férias para fazê-lo. O segundo deste ano, eu li na viajem de volta para casa e é o quarto livro da coletânea Pelas Periferias do Brasil, organizado pelo escritor Alessandro Buzo. Dos quatro livros lançados pela Suburbano Convicto Produções eu li apenas o volume II e IV, ainda quero ler os outros dois antes do lançamento do volume V este ano.


Neste volume os escritores marginais são:


São Paulo - Alessandro Buzo; André Ebner; Elizanda Souza; Érica Peçanha;Germano Gonçalves; Horário Indarte; Lids Ramos; Luter; Nina Fideles; Vagner Souza e Zinho Trindade
Acre - Augusto do Hip Hop
Piauí -  Gil BV
Paraná - Jamaica
Brasilia - Jaqueline Fernandes
Rio de Janeiro - PeVirgulaDez
Pará - Preto Michel


Gosto muito desta coleção pois além de reunir jovens talentos da literatura marginal é possível ver as diferenças de realidade dentro da periferia e ao mesmo tempo as semelhanças. A realidade vivida aqui na Zona Leste é diferente das outras zonas, assim como das periferia de outros estados, mas ao mesmo tempo elementos iguais são encontrados nos textos, como por exemplo o apelo deles: Voz para o povo!
Se você quiser fazer uma viajem pela literatura marginal e por diversas periferias sem sair de casa e conhecer um pouco mais do 5° Elemento do Hip Hop, leia Pelas Periferias do Brasil!

Livros de 2011

# 1 - Ferréz - Cronista de um tempo ruim
# 2 - Alessandro Buzo (Curadoria) - Pelas periferia do Brasil Vol. IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário