domingo, 27 de fevereiro de 2011

Como foi o lançamento do livro "Hip Hop: Dentro do movimento"

Na ultima sexta-feira (25/02/2011) aconteceu no Periferia Invisível o lançamento do livro "Hip Hop: Dentro do movimento", com a presença do autor Alessandro Buzo que falou um pouco sobre seu trabalho literário e sobre a concepção do livro.
Logo depois uma novidade aconteceu. Buzo pegou o seu livro "O Trem" e recitou uma poesia, esta inspirou as pessoas presentes no Periferia Invisível, alguns rostos conhecidos, que nunca haviam declamado, subiram até o palco e recitaram com perfeição. Descobri que algumas pessoas que eu conheço há algum tempo, tem poesias de autoria própria, vi minha irmã de apenas doze anos recitando "Brasil - Sérgio Vaz" e para mim foi lindo. Lindo, pois havia no local cerca de 6 crianças, que moram no entorno da região e curiosos entraram para ver o que estava acontecendo, ver um monte de gente grande recitando parecia engraçado para eles, mas quando uma pequena garota o fez, aquilo virou algo sério. Tão sério que eles vieram nos procurar no Sábado e no Domingo perguntando o que iria ter no Periferia.
Diante disso só temos que agradecer Alessandro Buzo, pois dentre os presentes no lançamento de seu novo livro poucos conheciam Literatura Marginal, e ver algumas senhoras saírem da missa e entrarem curiosas atrás do escritor que estava lançando o livro, levar alguns livros que tenho e voltar com metade deles porque os presentes pediram emprestado para conhecer mais (levei quase a obra inteira do Buzo, 8 de 11 livros dele) e escutar a poesias de autoria própria de alguns para nós foi gratificante. 
Quando conheci o Buzo, o que me chamou atenção foi ele dizer que era difícil mas muito bom conseguir conquistar um por um, entregando seus livros em uma mão de cada vez. No Periferia Invisível ele conquistou diversas pessoas, do mais novo até o mais velho. Novamente, muito obrigado Alessandro Buzo por ser "a contra-indicação, o favelado com o livro na mão".

Um bate-papo feito com Buzo durante o lançamento: 


Hip Hop: Dentro do Movimento

Buzo e Eu, já estou devorando o livro.

Literatores
Buzo e Randerson, que veio só para prestigiar e saiu direto em direção a Bahia
Buzo e Victor

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Movimentando

Hoje foi um dia diferente, passei em dois lugares que gosto de frequentar. Gosto porque além de ter amizades em ambos, meus pensamentos voam.
Primeiro fui até o espaço dos Satyros, na praça Roosevelt, aonde acontecia o ensaio da peça "Justine". Apesar de ja ter assistido a essa peça e de me recordar de algumas falas até, algumas idéias dela vieram em minha cabeça enquanto eu estava no Espaço Suburbano Convicto, no Bixiga, aonde aconteceu o Sarau Suburbano.
Mesmo sendo muito próximos, cada um dos espaços tem a sua identidade visível seja pela linguagem, pelo público ou até mesmo pelas pessoas que comandam os espaços. Entretanto, apesar dessas diferenças as questões tratadas hoje tanto no Sarau quanto no ensaio da peça, mostram a proximidade da produção cultural. O que difere é a estética, o formato, a linguagem e diversos outros fatores, mas o tema principal em ambos os casos é visível.
Os Satyros em sua imensa pesquisa sobre Artaud brinca com idéias como "Qual a possibilidade de em um julgamento sobre furto, aonde os acusados são um rico e um pobre de o rico ter cometido o crime?" e durante o enredo da peça mostra como é a sociedade.
Na livraria, diversos poetas fazem a arte imitar a realidade, tornando a poesia ácida, reivindicando voz através da arte, de uma forma mais direta, gritante, exigente até, durante o sarau estes mostram como é a sociedade. Os problemas estão ai, são diversos grupos demonstrando para quem quiser ver quais são eles e como dito por um dos poetas durante o sarau "Cabe a quem mudar?" o mesmo respondeu apontando para cada indivíduo "Você, você, você, você..."

Fecho minha noite, com o pensamento em um trecho de uma música dos Satyros da peça "120 dias de Sodoma" aonde eles dizem:
"Assim o Soberano subjuga o súdito!"

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Oficina de Gestão Cultural

Tem mais uma novidade pintando no Periferia Invisível, o início de uma nova oficina sobre Gestão Cultural. Estive conversando com algumas pessoas e a realização dessa oficina tem como intuito não só a produção cultural na periferia, mas a manutenção da mesma. Bom algumas informações ficam aqui, o resto é só se inscrever pelo link do site http://www.periferiainvisivel.com.br/wp-content/themes/vabnews/images/Inscricao_gestao_cultural/gestao.html

Oficina de Gestão Cultural
Oficineiro: Bruno Veloso
Início: 13/03
Data: Domingo
Horário: 16:00 às 17:00
Pessoas: 15

"A oficina de Gestão Cultural, será desenvolvida sobre discussões acerca de Bens e Serviços Culturais a produção e manutenção destes. Serão expostos as diversas formas de financiamento oferecidas pelo governo, tal qual as ações de gerenciamento possiveis para planejar e programar as atividades administrativas de organizações públicas e privadas."

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Como foi o Workshop de Audiovisual

O Periferia Invisível tem como uma de suas proposta a multiplicação dos equipamentos/meios de produção cultural. Estamos realizando a montagem de uma Websérie, que utiliza a linguagem Audiovisual, e entendo que o processo de montagem não deve ficar restrito a equipe produtora, mas sim disponibilizada a qualquer indivíduo.
A disponibilização na internet de vídeos do processo e a realização de Workshop, foram algumas das formas que encontramos de disponibilizar a experiência pela qual estamos passando, constatando que há pessoas interessadas e que estão muito distante, como por exemplo com a participação de duas meninas do Capão Redondo. Contatamos então o Coletivo Mundo em Foco que trabalha especificamente com esta linguagem para realizar o Workshop, estes se prontificaram e com três câmeras fizeram a galera delirar.
Primeiramente a Carla Soares e o Rodrigo Sousa, ambos do coletivo mundo em foco, realizaram um exercício sobre roteiro aonde a vida das pessoas que faziam o Workshop era o tema principal deste, dando a câmera na mão das pessoas estas viam sua vida contada por outra através de uma lente.
Logo após o assunto foi a posição das câmeras, movimentação, iluminação e alguns termos técnicos foram passados. Para finalizar o Workshop, os alunos deviam montar um pequeno filme editando apenas com a pausa e posição da câmera, o resultado foi muito interessante e depois de editado será enviado e disponibilizado na internet.
Gostaria de agradecer a Carla e ao Rodrigo, pela presença marcante que tiveram. Ao Vander Clementino, que está muito próximo em todas as movimentações e a equipe do Periferia Invisível que fez um ótimo trabalho na organização do mesmo.

Realização

Em parceria com:



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lançamento do Livro "Hip-Hop: Dentro do Movimento"

O escritor Alessandro Buzo realizará o lançamento de seu novo livro "Hip-Hop: Dentro do Movimento" no Periferia Invisível no dia 25/02 (sexta-feira) às 20:00 horas.
Buzo já lançou seu livro em locais como a Livraria Suburbano Convicto, na Cooperifa e Sarau do Binho. De passagem por todas as regiões de São Paulo o escritor lançara na Zona Leste de São Paulo no Espaço do Invisível.
O Lançamento será feito durante um encontro literário no Periferia Invisível, espaço em que o escritor terá para divulgar seu trabalho e, logo após, o palco estará aberto para quem se sentir à vontade em recitar uma poesia, ler um conto, enfim, para causar uma efervescência literária. Traga sua poesia e junte-se a nós.


Escritor Alessandro Buzo


Hip-Hop: Dentro do Movimento

*O Livro custa R$30,00 e no lançameto será R$20,00

Realização


Endereço: Rua Barra de Santa Rosa, 4405
Data: 25 de fevereiro
Horário: 20:00 horas




segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SiFuXiPa

SiFuXiPa
Bruno Veloso

Sinestesia da realidade
Fulminante tal qual
Xingó em sua majestosa
Paz

Simplesmente assume a
Função como o
Xiba rufado de apresentar
Palpitação

Sincope de sua personalidade
Fundamentando a existência de
Xibamba, Yara, Saci, Tatá
Paganismo

Sibila sobre palcos
Fundo apelo de empunhar
Xifofilo na luta contra
Pacacidade

Atua sobre o palco
Atua na vida
Atua pelos semelhantes
Atua pelos diferentes
Atua em uma peça,
cujo ensaio de voz
requer o exercício
SiFuXiPa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Workshop Graffiti

Uma das culturas mais fortes na periferia de São Paulo é o Hip-hop, e um dos elementos desta cultura estará presente também na Websérie, na confecção do cenário. Diante disto, realizaremos um Workshop de Graffiti, no dia 19 de fevereiro, as 19:00 horas. As inscrições também podem ser feitas pelo site do Periferia Invisível e as vagas são limitadas.
Quem irá realizar o Workshop é o cenógrafo da Websérie Vander Che, segundo as palavras dele o workshop será:

"O Que é o Graffiti?
Qual a relação que existe com as Cidades?
Direito permitido ou invação de propriedade?
Graffiti e Pixação, qual a sua opinião?

Mediante a estas perguntar, estarei desenvolvendo o WorkShop de Graffiti
pra tentar amadurecer algumas ideias e conceitos com a galera e começar a ver, ou tentar encarar, o Graffiti
com outros olhos, outros sentimentos.
Em cima disso pretendo também desenvolver a produção de uma BlackBook ( Um caderno pequeno, feito artesanalmente utilizando folhas de sulfite, papel cartão e muita criatividade) como produto do WorkShop."


Vander Che

REALIZAÇÃO


APOIO


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Workshop de Audiovisual

Há algum tempo atrás, realizamos a gravação do curta-metragem "Traços de Pâmela" em parceria com a "Cia. Extremos Atos", o que foi a primeira produção audiovisual do Periferia Invisível, além disso esporadicamente fazemos vídeos em forma de divulgação das nossas atividades.
Mas no ano de 2011, um dos projetos que estamos desenvolvendo é a Websérie que irá trabalhar com a linguagem audiovisual, diante disto, entramos em contato com o Coletivo Mundo em Foco, que é especializado nesta linguagem, e negociamos a possibilidade de um workshop de audiovisual gratuito para qualquer individuo que tiver interesse no Espaço do Invisível.
O  Coletivo "Mundo em foco" que faz parte da Rede Cultura da ZL, aceitou nossa proposta e no dia 12/02/2011, teremos no Espaço do Invisível o workshop de audiovisual, este terá início às 19:00 horas e tem duração aproximada de 3:00 horas, as vagas são limitadas, apenas 20 pessoas sendo escolhidas por ordem de inscrição que logo poderão ser feitas pelo site do Periferia Invisível (http://www.periferiainvisivel.com.br/ ). 

Os principais assuntos deste serão:

- O que é cinema?
- Gêneros de vídeos
- Funções
- Roteiro
- Equipamentos
- Planos, enquadramentos e movimentos de câmera.
- Passarei alguns curtas ou trechos como exemplos.
- Exercícios práticos.

Oficineira: Carla Soares

REALIZAÇÃO


APOIO