domingo, 28 de novembro de 2010

Move Mente Se

Há algum tempo atrás, aproximadamente dois meses, estava em um sarau na Casa de Cultura do Itaim Paulista. O Sarau era de realização do escritor Alessandro Buzo, este chamou ao palco um garoto que, segundo ele próprio, tinha começado a escrever devido a literatura marginal e participação em eventos daquele tipo. O texto que ele havia produzido era de ótima qualidade, entretanto, assim como diversos outros textos, aquele só apontava pessoas que tinham sido de grande importância na história, como por exemplo: Malcolm X, Tupac e etc.
No caminho para casa fui pensando no texto dele e refleti que somos acostumados dessa forma, damos importância a grandes nomes depois da sua morte mas não paramos para observar os que estão agindo atualmente. Então percebi outra coisa, que os que agem se baseiam muito em coisas ditas e/ou feitas por estes ícones que influenciaram multidões em suas épocas e ainda o fazem, talvez em menor escala.
Resolvi olhar para essas iniciativas atuais e produzir algo em cima disso, foi ai que surgiu o texto "Move Mente Se". Para minha enorme felicidade, o coletivo "Os Mesquiteiros" produziram um Fanzine em que este texto foi publicado, nele você encontra alguns grupos e pessoas que estão agindo atualmente, são estes: Periferia Invisível, Rodrigo Ciríaco, Tenda Literária, Suburbano Convicto, Vander Che, Cooperifa, Poesia Maloqueirista, Marginaliaria, Cia. Extremos Atos e Grupo doBalaio. Então, movimente-se:

Incomodados, insatisfeitos, infelizes
expostos a extrema incoerência,
educados nos ensinamentos de Nesta
não aceitam só o que resta.

Dia após dia se alimentam de Gandhi
e como King, questionam gente grande
entre vielas, esquinas e barracos
aprendem um pouco mais, onde está o Ciríaco.

Dentro da Tenda, sob o sol ou sobre a chuva
que Convictos os Suburbanos se armam,
com lápis, spray e caneta, no papel ou na parede a certeza
de que o Che está agindo com esperteza

Coopera a Periferia para sair do Invisível
é literário, é no teatro, no som ou poesia
que da forma mais Maloqueirista,
eles se movem contra a Marginaliaria.

Tomam Atos que reúnem num Balaio,
idéias contra todo o anonimato
questionam seus direitos na forma de arte
e contra toda tirania, Sabotagem.